Gordura AbdominalPerder Gordura Abdominal

Por mais exercício físico e cortes na alimentação a que tenhamos de nos sujeitar, a gordura abdominal é das mais difíceis de eliminar.

Quando chega o Verão, época em que podemos usar roupa mais leve e justa ao corpo, essa gordura localizada torna-se ainda mais saliente. Também acontece consigo, certo?

Existem determinados fatores que explicam por que é tão difícil, para homens e mulheres, perder a gordura abdominal. Partilhamos consigo as razões principais.

1. Gordura abdominal e genética:

Genética pode afectar perda de gordura abdominal

Devido aos genes, algumas pessoas são naturalmente mais propensas a acumular gordura na zona da barriga do que outras. Os homens, por defeito, tendem a ganhar gordura localizada no abdómen, enquanto as mulheres têm maior tendência para retê-la no glúteo e coxas. Também as mulheres que tenham o corpo em “forma de maçã”, ou seja, cujo tronco e ombros sejam mais largos, têm também maior dificuldade em conseguir ter uma barriga lisa.

2. GORDURA ABDOMINAL E hormonas:

Hormonas podem afectar perda de gordura abdominal

A retenção de células de gordura no abdómen pode ser consequência de desequilíbrio hormonal. As hormonas são responsáveis não só pela perda de peso, como pelo nosso metabolismo, que por sua vez afeta o nosso apetite. Na fase da pré-menopausa nas mulheres, onde os níveis de estrogénio são elevados, a capacidade de ganhar gordura abdominal é maior. Nos homens, a gordura abdominal transforma a hormona da testosterona em estrogénio, que acaba por potenciar ainda mais a retenção da gordura na barriga.

3. GORDURA ABDOMINAL E sono:

Sono pode afectar perda de gordura abdominal

A falta de noites de sono com qualidade provoca a criação de cortisol, que é a hormona responsável pela acumulação de gordura abdominal. Se as suas horas de sono não chegam às mínimas sete recomendadas, a probabilidade de ter barriga dilatada é maior, por mais cuidado que tenha com a alimentação.

4. GORDURA ABDOMINAL E stress:

Stress pode afectar perda de gordura abdominal

Tal como a falta de sono, o stress, a depressão ou a ansiedade estimulam o desenvolvimento de cortisol, potenciando a retenção de gordura abdominal. Esta gordura “teimosa” pode ser consequência não só de questões físicas, mas também emocionais.  

Ao manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico regularmente, dormir bem e manter uma atitude positiva, tem meio caminho andado para conseguir uma barriga lisa.

Contudo, como vimos, poderão sempre existir motivos que vão para além da nossa vontade ou capacidade. Se esse é o seu caso, espreite mais informações sobre CoolSculpting no nosso website, o método não invasivo número 1 que redefine as linhas do seu corpo, com resultados visíveis e definitivos em poucos meses.